Marcadores

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cuidado: tímido!

As mãos suam, o coração quer sair pela boca, todos os músculos tremem, a voz falha, a garganta seca, o chão some, o rosto cora e se aquece. A gente quer se esconder, mas não pode, tem que enfrentar. E como sofre um tímido quando está sob pressão!
O mínimo de exposição já é suficiente para deixar uma pessoa tímida em pânico. Não é nada, não. É só o medo de não ser aceito. Num mundo onde gente cruel desfila comumente por aí, todos buscam a aceitação. Mas o receio surge, porque nunca se sabe onde pode ter um vilão.
A gente até tenta estufar o peito, bater o pé e se dizer auto-confiante, despreocupado com o que os outros pensam. Mas a verdade é que uma hora ou outra, todo mundo se preocupa. É hipocrisia dizer que não. Quem é que gosta de ser "desgostado"? Claro que se alguém não gosta da gente, isso não deve ser o fim do mundo... Mas ninguém gosta de não agradar. O problema é que os tímidos têm medo demais de errar... E quando o medo impera, a gente termina errando mesmo. Mas não é fácil deixar as preocupações irem e simplesmente fazer o que der na telha, ser você mesmo, na íntegra.
A maior dificuldade em falar de timidez é não poder classificar os tímidos como "certos" ou "errados", e encontrar um meio termo. É bem verdade que quando a timidez é excessiva, a pessoa pode perder um bocado e se prejudicar seriamente. Mas garanto que até a criatura humana mais extrovertida da face da Terra teve pelo menos uma crise de timidez na vida. Talvez não de uma forma tão perceptível, mas já teve.
Expor a sua assência ao mundo é um ato assustador e de extrema responsabilidade. Mostrar-se dá medo de não ser acolhido. Diante disso, tem gente que trava um pouco, se fecha... São os ditos tímidos. Quem sou eu para julgá-los? Eu mesma faço parte do grupo deles. Quanto mais personalidade, verdade e peculiaridades em geral a gente tem para mostrar aos outros, é maior o medo que dá. Por isso, que todos saibam: os tímidos, na sua maioria, são os que mais têm para externar, acrescentar ao mundo. Isso tanto em quantidade, como em intensidade e qualidade! Nunca subestime uma pessoa tímida e tenha paciência com ela. Talvez seja só um empurrãozinho que lhe falte. E aí, de repente, você pode se surpreender...



• Sugestão de tema:
Envie a sua sugestão para utopiasdeumcoracao@yahoo.com.br!

Um comentário:

  1. Perfeita descrição sobre timidez. Quem é tímido, com certeza vai se identificar e quem não o é, vai entender um pouco como nos sentimos. Parabéns, Nat. Já falei que gosto de ler seus textos, não leio todos os dias, mas sempre que venho aqui, faço um apanhado dos posts que ainda não li. Eu tenho o meu "particular", bem íntimo, mas onde às vezes gosto de me expor ali. Só ali, rs. E é isso, o tímido não pode ser subestimado. Quando há uma oportunidade, ele sabe se destacar. Como você disse, basta ter paciência. Me vi no texto, e é algo que hoje convivo melhor do que quando era adolescente. Acho que com o tempo, isso vai mudando... Bju!

    ResponderExcluir