Marcadores

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A gente espera do mundo. O mundo espera de nós...

Vez em quando ela nos falta. Quase sempre, para alguns. Às vezes penso que o mistério da paciência inabalável só foi mesmo revelado a Jó. Ninguém é cem por cento paciente e equilibrado sempre. E como tem muito homem que sai explodindo por aí, não se pode culpar a tpm das mulheres.
Existem pessoas e situações que nos tiram do sério. Não há serenidade que persista diante de certas coisas. O que não se pode é sair por aí descontando em quem não tem nada a ver com nossas frustrações. Até para se perder a linha, na vida é preciso cautela.
Mas que ninguém se engane pensando que guardar tudo para si, engolir o grito e o choro é a solução. Porque não é. Sentimentos foram feitos para serem externados e merecem ser postos para fora. Se os sufocamos e os prendemos dentro de nós, eles nos fazem mal. Assim surgem mágoas incuráveis, dores insuportáveis, e enfermidades não só da alma, como do corpo.
Na grande maioria dos conflitos que vivemos enquanto seres humanos, o segredo está no meio termo. Nem sempre é fácil encontrá-lo, mas é ele que costuma colocar as coisas em seu devido lugar. A explosão deve ser encarada como a última opção: a comunicação ainda é o melhor caminho. Se algo lhe incomoda, fale. Procure um jeito delicado para falar, mas não se cale de forma alguma. Evite todas aquelas coisas ruins de que falei. Não as queira guardadas em você.
Aconteça o que acontecer, se empenhe em não explodir. Mas nem sempre se consegue segurar a barra. Já explodiu? Respire fundo, tenha calma e se recomponha. Isso não é o fim do mundo, mas a prova de que você é humano. Pedidos de desculpas às vezes se fazem necessários após uma explosão, não tenha vergonha de usá-los. E aquele a quem a paciência nunca tenha faltado, por favor, atire a primeira pedra.



• Tema sugerido por
Envie a sua sugestão para utopiasdeumcoracao@yahoo.com.br!

Nenhum comentário:

Postar um comentário